Agaricus bisporus
Cultivado desde os anos de 1600 em Franca, o Agaricus bisporus é o cogumelo comercial mais comum na Europa e Estados Unidos. Nos últimos anos, o interesse generalizado no seu consumo intensificou-se sobretudo devido à descoberta das suas propriedades únicas nutricionais e medicinais.
O alto conteúdo em proteínas e polissacarídeos, associados ao baixo teor de gordura, bem como fontes interessantes de compostos fenólicos e de alguns micronutrientes, são os seus principais atributos nutricionais. A sua composição em compostos bioativos e os efeitos medicinais já comprovados do seu consumo regular, dão a este cogumelo o selo de alimento saudável por excelência.
O Agaricus bisporus tem já um longo historial de uso em muitas terapias tradicionais, nomeadamente como antioxidante, anti-cancerígeno e anti-inflamatório, bem como na prevenção de várias doenças, como o diabetes, infeções bacterianas e fúngicas, distúrbios do sistema imunológico humano e vários tipos de tumores. O seu elevado nível de aceitação e a ausência de efeitos colaterais têm dado a este cogumelo um selo de grande aliado do sistema imunológico.
Diferenciador em relação a outros cogumelos temos neste a sua composição em anti-lipase ou inibidor da Lipase cuja ação passa pela não digestão das gorduras. Devido ao bloqueio desta enzima, as gorduras não são digeridas sendo, posteriormente, libertadas pelo organismo e não absorvidas.
Ensaios efetuados mostram que atividade deste inibidor, presente nos Agaricus bisporus, está calculada em 43.6%, um valor elevado tendo e conta a total ausência de efeitos colaterais, ao contrário dos dos inibidores da Lipase criados por via química industrial.