Morcela Angusticeps
Mais conhecido como simplesmente Morel e de aparência a fazer lembrar uma esponja ou um favo de mel, este é um cogumelo natural de todo o hemisfério norte que rapidamente se tornou um ícone da cozinha francesa pela sua textura peculiar e sabor característico a nozes.
Ricos em proteínas, fibras e vitaminas, nomeadamente a D e B com claros benefícios, já demonstrados, na preservação da saúde óssea e aspeto jovem dos tecidos em geral, é devido à sua constituição mineral que este cogumelo ganhou nome na medicina tradicional natural.
De facto para além de concentrações apreciáveis fósforo, manganês e zinco é a sua concentração de cobre e ferro que o torna popular no combate a doenças como a artrites, anemias e preservação da saúde cognitiva.
O cobre com as suas propriedades anti-inflamatórias alivia a rigidez e a dor relacionadas com a artirite. Auxilia a força muscular e ajuda na reparação do tecido conjuntivo, reduzindo assim a dor nas articulações. 100 gramas de Morel possuem o equivalente a 69% da dose diária recomendada deste mineral.
Ao mesmo tempo sabemos que o transporte de oxigénio pelo sangue só é possível devido à presença de ferro no sangue, na forma de hemoglobina.
Uma deficiência em ferro levará, para além de outros problemas, ao desenvolvimento de uma anemia, um mau fornecimento de oxigénio ao cérebro e consequentemente um mau desempenho deste, que se irá refletir na saúde do individuo.
Sabe que 66g de Morel possuem 100% da dose diária recomendada de ferro? Porque não prevenir a falta deste mineral essencial de uma forma mais natural e saborosa que o usual?
Receita simples e rápida
Risotto de Cogumelos com Tomilho
Ingredientes
- 500g arroz risotto
- 80g chalotas picadas
- 20g de alho picado
- 400 g de cogumelos laminados
- 150ml de vinbho branco
- Tomilho Q.B
- 50g Queijo Parmesão
Instruções
- Refogar o alho e as chalotas em creme vegetal 66%
- Juntar o arroz e deixar fritar
- Refrescar com vinho branco e deixar reduzir
- Adicionar os cogumelos e, aos poucos, o Knorr caldo pasta Galinha bem quente
- Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando
- Acrescentar caldo quente sempre que necessário até o arroz ficar no ponto pretendido
- Rectificar temperos