Agaricus Subrufescens
Descoberto na cidade de Piedade no Brasil este cogumelo ganhou notoriedade quando se verificou que a população local que o consumia regularmente tinha uma longevidade muito superior às populações vizinhas. Aqui começou a lenda do cogumelo-da-vida.
De fato embora as suas qualidades gastronómicas sejam reconhecidas, nomeadamente a sua textura suave e sabor a lembrar amêndoas, são as suas qualidades e benefícios ao nível da saúde que lhe deram reputação internacional e fizeram com que a sua atual utilização seja maioritariamente em suplementos alimentares de vários tipos.
Na verdade não existem fatos científicos que corroborem a lenda. Este cogumelo não possui nenhum composto que per si aumente a longevidade ou previna o envelhecimento, possui sim vários compostos que atenuam e protegem de doenças normalmente associadas a pessoas mais idosas. Falamos da diabetes e principalmente da saúde do cólon intestinal.
Sobre a diabetes o Worl Journal of Diabets, em 2017, identificou concentrações assinaláveis de beta-glucano e vários oligossacarídeos nas paredes do A. Blazei. Estes compostos são conhecidos por melhorar os níveis de Glucose no sangue.
Relativamente à saúde intestinal, as potentes propriedades anti-inflamatórias deste cogumelo demonstraram resultados de redução da inflamação 18 a 78% em doenças como a colite ulcerativa e doença de Crohn. Este estudo foi realizado pelo Jornal Escandinavo de Imunologia em 2011 e atestou, de certa forma, que este é mais um caso em que a lenda tem algo de real que a suporta.
Receita simples e rápida
Risotto de Cogumelos com Tomilho
Ingredientes
- 500g arroz risotto
- 80g chalotas picadas
- 20g de alho picado
- 400 g de cogumelos laminados
- 150ml de vinbho branco
- Tomilho Q.B
- 50g Queijo Parmesão
Instruções
- Refogar o alho e as chalotas em creme vegetal 66%
- Juntar o arroz e deixar fritar
- Refrescar com vinho branco e deixar reduzir
- Adicionar os cogumelos e, aos poucos, o Knorr caldo pasta Galinha bem quente
- Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando
- Acrescentar caldo quente sempre que necessário até o arroz ficar no ponto pretendido
- Rectificar temperos